No passado sábado, 24 de maio de 2025, a Delegação de Vila Real da Cruz Vermelha Portuguesa organizou uma visita cultural à histórica região de Almeida, Vilar Formoso e Castelo Mendo, especialmente destinada aos colaboradores, voluntários, associados e respetivos familiares.
O grupo, composto por 56 participantes, embarcou numa jornada de descoberta, convívio e partilha, explorando o rico património histórico e cultural da zona raiana, com destaque para:
Esta iniciativa teve como principal objetivo reforçar os laços de amizade e companheirismo entre os membros da nossa Delegação, proporcionando um dia diferente, repleto de cultura, bem-estar e união, valores fundamentais da missão da Cruz Vermelha.
A todos os que participaram, o nosso sincero agradecimento pela presença e pelo entusiasmo! Continuamos juntos, com espírito solidário e sempre prontos a servir.
Decorreu, durante o dia 19 de outubro de 2024, uma visita cultural à região de Vila Nova de Foz Côa e Freixo de Numão, organizada pela Delegação de Vila Real da Cruz Vermelha Portuguesa.
A visita teve o seu início pela manhã, em Freixo de Numão, com uma visita guiada ao Museu da Casa Grande, Centro Histórico e Castelo Velho de Freixo de Numão, onde foram passados e recordados conhecimentos por parte do Dr. Paulo Moutinho, partilhando connosco saberes ancestrais, que nos fizeram “viajar no tempo”.
Da parte da tarde, em Vila Nova de Foz Côa, a visita direcionou-se para o Centro Histórico, onde fomos acompanhados pela Dra. Ângela Junqueiro, tendo terminado no Museu do Côa e passadiços do Côa.
Foi um dia muito bem passado e onde se notou o interesse e entusiasmo por parte de todos os presentes.
Decorreu, durante o dia 01 de junho de 2024, uma visita cultural a região de Tarouca e Lamego, pela Delegação de Vila Real da Cruz Vermelha Portuguesa.
Teve o seu início na região de Tarouca, com uma visita guiada ao Mosteiro de Salzedas, Torre e Ponte de Ucanha, Casa do Paço de Dalvares e Mosteiro de São João de Tarouca, onde foram passados conhecimentos por parte do Sr. Agostinho Oliveira e por ter partilhado connosco saberes ancestrais, que nos fizeram “viajar no tempo”.
Terminou em Lamego, com uma visita ao Centro de Tropas de Operações Especiais (Coleção Visitável e a Igreja de Santa Cruz), onde a Unidade de Tropas Especiais do Exército partilhou os seus espaços e o seu legado histórico.
Foi um dia muito bem passado e onde se notou o interesse e entusiasmo por parte de todos os presentes.
Decorreu, durante a tarde do dia 22 de novembro de 2023, uma visita guiada ao Centro de Ciência de Vila Real, pela Delegação de Vila Real da Cruz Vermelha Portuguesa. Foi uma tarde muito bem passada e onde foram passados conhecimentos por parte da Técnica Sílvia Morais.
Foi notório o interesse e entusiasmo por parte dos sócios presentes.