• ESTE ANO AO CONSIGNAR, PODE GANHAR!
  • Testes Covid-19

Apoio social

Esta delegação possui desde 2007, de âmbito distrital, o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, que trata dos maus tratos, abusos sexuais a crianças e jovens bem como outras disfunções parentais. Não é um serviço de primeira linha, trata diretamente com as CPCJ’s e sobretudo os tribunais. É composto por duas psicólogas clinicas e duas técnicas de serviço social. Faz exame e acompanhamento psicológico a crianças e jovens, ao pais se necessário e ainda acompanhamento social á família.

Desde 2009, possui o Núcleo de Atendimento às Vitimas de Violência Doméstica, que até Maio de 2016 era de âmbito distrital. Neste momento abrange os concelhos de Portalegre, Marvão, Castelo de vide, Monforte, Arronches, Campo Maior e Elvas, fazendo atendimento em todos estes concelhos. Os restantes concelhos estão desde aquela data sobe responsabilidade da APAV. Este núcleo é composto por uma psicóloga clinica, uma técnica de serviço social e uma advogada a meio tempo.

Fazendo parte da Rede Local de Intervenção Social temos ainda o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social que nos foi entregue pela segurança social em concurso aberto em 2015 e que teve início em 01 de Julho de 2016. Este serviço composto por três técnicas de Serviço Social, que atendem todas as situações de precaridade social e outras, organizando os respetivos processos que são inseridos informaticamente na segurança social que depois os analisa e atribui (ou não) subsídio ou outra situação, por exemplo colocação de idoso em lar. Sempre que se justifica acompanha as situações deslocando-se a casa dos beneficiários. Este serviço é de âmbito concelhio.

Esta delegação recolhe nos hospitais de Lisboa e Évora medicamentos de Esclerose Múltipla, que depois entrega aos doentes em todo o distrito de Portalegre e concelho de Estremoz.

Apoia pessoas, em especial idosos isolados na área do concelho de Portalegre e limítrofes, superando as suas necessidades básicas e vigiando a sua saúde controlando tensão arterial, glicemia e patologias existentes.

Distribui alimentos recolhidos semestralmente nos estabelecimentos comerciais Modelo Continente, às pessoas mais necessitadas, por nós já referenciadas ou em situações de emergência.

Distribui roupas, calçado, cobertores, berços, carrinhos de bebé e outros, às pessoas necessitadas que seguimos ou que nos aparecem.

Empresta ajudas técnicas nomeadamente canadianas, bengalas de tripé, andarilhos, cadeiras de rodas, camas articuladas com colchão e colchão anti escara.

Em reconhecimento dos serviços prestados pela Delegação da Cruz Vermelha a Câmara Municipal de Portalegre atribuiu a 23 de Maio de 2001, a medalha de ouro de Mérito Municipal.


Partilhar
Powered by jms multisite for joomla